Jardinagem

Meu nome é César Ribeiro de Lima, 54 anos, Engenheiro Mecânico de Formação, que em suas horas vagas gosta de atividades como as destacadas em "Con Las Manos", ou seja, jardinagem, pintura e até culinária. Neste blog  daremos informações/dicas e até programação de cursos envolvendo terrários, arranjos, quadro vertical com suculentas e coque damas (plantas suspensas).

Vocês verão que o mais importante na criação de um terrário, por exemplo, é curtir este tempo com prazer; mergulhar nesta sensação de criar um pequeno universo que sairá de sua imaginação ou a reprodução de imagens que estão em sua mente, inspiradas em sua experiência de vida, envolvendo o que de mais  belo já vivenciou.

Terrários também são chamados de Jardins no Pote ou ainda Mini Jardins e têm se tornado verdadeiras obras de arte!

As ferramentas utilizadas basicamente são as utilizadas em jardinagem, porém em tamanho reduzido, além de pincéis, tesouras e pinças para alcançar e compor os pequenos detalhes, que fazem toda a diferença.

Procuraremos ao longo de nossa troca, trazer sempre algo novo e inspirador.

Além de dicas e cuidados de como criar cada "projeto" !

Abaixo segue meu primeiro terrário fechado, o qual já passa de 2 anos, sem nenhuma rega! Quanto aos abertos, a rega é convencional.

Visite a parte do blog, aonde apresento os últimos trabalhos!

Segue matéria que expressa da Globo.com, que ilustra um terrário com mais de 40 anos.

25/01/2013 06h30 - Atualizado em 25/01/2013 06h30

Aposentado cria planta em garrafão fechado há mais de 40 anos

Vegetal foi regado da última vez em 1972, ano em que a garrafa foi fechada.
Terra, planta e bactérias formaram 'ecossistema autossuficiente', diz jornal.

Do Globo Natureza, em São Paulo

FACEBOOK

Um engenheiro aposentado mantém uma planta viva dentro de um garrafão fechado há mais de 40 anos, segundo os jornais britânicos "The Sun" e "Daily Mail". O vegetal, plantado dentro do recipiente em 1960, foi regado pela última vez em 1972 - mesmo ano em que uma rolha foi colocada na garrafa e nunca mais foi retirada, disse às publicações o "jardineiro" de 80 anos, David Latimer.

A planta sobreviveu porque foi criado um "ecossistema autossuficiente" dentro da garrafa, com terra, bactérias e material orgânico vindo das folhas e das estruturas do vegetal, de acordo com o "Daily Mail". Do gênero Tradescantia, a planta foi a única de quatro sementes dentro do garrafão que sobreviveu.