A queima da cerâmica

Existem diferentes tipos de queima na cerâmica. Hoje vou falar da primeira delas, denominada biscoito.
A primeira queima da argila em cerâmica, para torná-la permanentemente dura, chega numa temperatura de 800/900 °C . A peça após a queima é denominada biscoito.
O calor produzido pelo forno atua sobre as peças de fora para dentro, ao contrário da evaporação da água que ocorre de dentro para fora.
Como a camada externa da peça seca mais rápido do que a interna, esta se contrai primeiro, fechando os poros da argila e dificultando assim a saída da água do seu interior. Essa tensão de sentido contrário: do interior para o exterior, é o que provoca danos na peça.
Se a temperatura do forno subir rapidamente, no início da queima, a camada externa irá se deformar (empenar) e rachar. Por isso devemos fazer uma queima bem lenta no seu início, para que não haja risco das peças racharem ou empenarem, visto a grande quantidade de água existente na argila até atingir cerca de 200°C.
É tanta água, que no final da queima, podemos observar um encolhimento de cerca de 10% do tamanho e volume da peça.
Na primeira hora, até chegar a uma temperatura de 150º C, costumo fazer a queima com a porta do forno semiaberta. Depois de atingida a temperatura, fecho o forno e vou aumentando 100º C/hora. Uma queima cuidadosa de biscoito dura cerca de oito horas.
Após a queima deve-se aguardar, pelo menos, outras oito horas para abrir totalmente a porta do forno, sob o risco das peças racharem em decorrência do choque térmico.
A segunda queima ou queima de esmalte é feita em temperatura mais alta do que a de biscoito.
Ao contrário da primeira, seu final, deve ser lento para que haja tempo do esmalte fundir-se completamente. É o momento em que a peça obtêm sua cor definitiva.
Utilizando apenas esmalte transparente, só será realçada a cor da argila. Se pintarmos as peças com corantes ou tinta esmalte, teremos as peças decoradas.
O vidrado torna a peça impermeável, deixando a superfície bem lisa. Nesta queima pode-se usar esmaltes de temperatura alta (mais de 1.200°C), média (até 1.200°C) ou baixa (até 1.100 °C).
Abaixo, pingentes de argila após primeira queima de 8 horas.

Até a proxima semana, onde pretendo mostrar esses pingentes finalizados.
Abraços
Alessandra Galicio