A Tapeçaria Moderna de Genaro de Carvalho

Apesar de ter iniciado sua carreira como pintor, Genaro Antonio Dantas de Carvalho, encontrou foi na tapeçaria o suporte e meio de expressão de sua pintura e desenho.
Sua contribuição maior à arte brasileira foi pelas inúmeras tapeçarias que criou. Como tapeceiro aproveitou tudo o que aprendera na pintura, tirou partido de todas as suas pesquisas de matéria e cor e ficou na história.
Pertencer à primeira geração modernista da Bahia, percussor da tapeçaria moderna no Brasil, criar o ponto brasileiro e abrir o primeiro atelier de tapeçaria no país, já o coloca como pioneiro incontestável na história da arte brasileira, dando-lhe um papel fundamental como artista.

Genaro (1926 - 1971) sempre se destacou pela disciplina, trabalho apurado e dedicação ao ofício. Começou como pintor, depois tapeceiro e veio o retorno à pintura nos últimos anos. Era plural, desenhista, pintor, muralista, fez projetos para móveis, estampas e decoração de interiores, colagens, assemblages, vestuário e essencialmente tapeceiro.
Não dá para falar em tapeçaria brasileira sem expor seus trabalhos.





Sua tapeçaria traz como elementos, temas predominantes de árvores, flores, pássaros e referências ao folclore baiano.
Até a próxima semana!
Alessandra Galicio