Jeanne Hébuterne de Modigliani
Jeanne Hébuterne era uma jovem pintora de 18 anos, quando conheceu Modigliani no Café de La Rotonde, em Paris, em 1917.

O pintor, com os seus 31 anos de idade e fama de
mulherengo, conquistou Jeanne rapidamente. Primeiramente desenhando o seu retrato e em
seguida a levando para um hotel miserável para pintá-lo.
Em novembro do ano seguinte, Jeanne dá a luz a uma menina, que recebe o mesmo nome da mãe, Jeanne Modigliani.
Jeanne engravida novamente no final de junho de 1919, e é renunciada por sua família, passando a viver com Modigliani.
A vida do casal era bastante complicada. Em janeiro de 1920, amigos encontraram Modigliani ardendo em febre e delirando. Modigliani tinha a saúde debilitada, devido a uma tuberculose mal curada e ao consumo excessivo de álcool e drogas.
Estavam esquecidos por todos e trancados no estúdio. Não havia nem carvão e nem água. Jeanne, grávida de nove meses, estava muito fraca, quase não tinham comida e se alimentavam apenas de sardinhas enlatadas.
Aos 35 anos, em 4 de janeiro de 1920, Modigliani morre de tuberculose meningítica.
No dia seguinte à morte do seu grande amor, Jeanne, com apenas 21 anos e grávida de nove meses, se suicida, atirando-se do quinto andar do prédio onde viviam seus pais.
Enquanto o sepultamento de Modigliani foi um estrondoso acontecimento público, o corpo de Jeanne Hébuterne foi sepultado no mesmo dia às escondidas pelos pais, no cemitério de Bagneux.
Sua filha foi criada pelas irmãs de Modigliani, e cresceu sem saber o que ocorrera com os pais. Apenas nove anos depois, o irmão mais velho de Modigliani conseguiu convencer a família Hébuterne a trasladar os restos mortais de Jeanne e seu filho, que não nasceu, para o cemitério do Père- Lachaise, junto ao corpo do seu amado.

Até a próxima semana!!!
Alessandra Galicio