O céu é o limite!!!

Do clássico ao moderno, do Iznik ao Russo, do Mexicano ao Português, não importa! O céu era o limite, até inventarem o google.
Podemos sair do convencional e riscarmos nossas própria jutas, que nada mais é que uma tela em branco. Nela, você mesma pode traçar seus diagramas ou desenhos, no formato que preferir e para utilidade que quiser.
Seja tapete, almofada, banco ou sacolinhas, é só comprar a juta nas dimensões necessárias e partir para o risco.
Comece o desenho, centralizando-o na juta, principalmente se ele for simétrico. Neste caso é importante contar os pontos.
Utilize canetinhas de cores diferentes para cada lã que irá trabalhar.


Se preferir, não conte nada. Comece o seu bordado livre, leve e solta, sem referências. Desapegue dos padrões florais dos arraiolos convencionais, com fundo claro, e se entregue as cores vivas e formas geométricas.

Não sabe por onde começar? Na internet, você encontra uma gama enorme de desenhos e diagramas para ponto cruz, dos mais simples aos mais complexos. É só adaptá-los para o ponto arraiolos.
Comece com desenhos mais simples. Borde palavras com efeitos...


Nem sempre encontramos telas com desenhos que nos agrada, ou pessoas que as risquem. Para não ficarmos reféns de um único estilo, riscar sua própria tapeçaria é uma boa opção.
Saber diagramar, é quase uma outra arte, além de agregar valor ao seu trabalho.
Abaixo algumas inspirações. Gráficos de ponto em cruz, que podem ser adaptados para o arraiolos:









Até a próxima semana!!!
Alessandra Galicio