Os brilhantes cartazes de Toulouse-Lautrec - O Divan Japonais

09/09/2019

Durante a década de 1890, a próspera Belle Époque, revigorava a vida festiva nas ruas de Paris através das atividades noturnas, salas de dança e cafés-concertos, entre eles o cabaré  Divan Japonais. 

Localizado em  Montmartre, em um bairro de artistas em Paris, foi redecorado em 1893 com motivos e lanternas japonesas da moda. 

Seu proprietário, Édouard Fournier, encomendou este pôster - representando cantores, dançarinos e clientes - de Toulouse-Lautrec para atrair clientes para a abertura de sua boate.

No centro da composição está a esbelta Jane Avril , uma famosa dançarina de cancan:

À sua direita, sua barba amarela misturada com sua gravata com babados, é o crítico de arte e fundador da revista literária Édouard Dujardin:

No fundo distante, a cantora Yvette Guilbert se apresenta no palco. Embora Toulouse-Lautrec cortasse a cabeça para fora da moldura, os espectadores reconheceriam imediatamente as longas luvas pretas como seu acessório de assinatura:

Toulouse-Lautrec fez mais de 350 gravuras e 30 pôsteres, além de programas de teatro litografados e capas para livros e partituras, os quais trouxeram sua linguagem visual de vanguarda para uma ampla arena pública. 

Até a próxima semana!

Alessandra Galicio