Os gatos de Aldemir Martins
De noite todos os gatos são pardos, exceto os gatos de Aldemir Martins. Seus traços fortes e tons vibrantes são inconfundíveis e apaixonantes!!!
Extremamente coloridos, imprimem vitalidade e força. Seus gatos são compreendidos através da intuição e da memória afetiva.
A arte de Aldemir Martins é extremamente nacional; a falta de uma formação acadêmica fez com que ele desenvolvesse um estilo único. Seus desenhos, transparecem uma brasilidade sem culpa, que extrapola o eixo temático e alcança as cores, as luzes, os traços e telas de uma cultura.
Aldemir Martins quando perguntado sobre o que ele quis dizer com sua obra: "Que o mundo é bonito".
Poucos artistas plásticos atuaram em tantas áreas como Aldemir Martins: moda, joalheria, artes gráficas, tapeçaria, desenho e pintura. Dos seus 83 anos, 70 foram dedicados à arte, ou seja, desde cedo nutriu uma paixão enorme pelo desenho.
"Talvez por ser assim tão violento o sol, tão áspera a terra, tão cruel a seca, tão devastadoras as enchentes, tão pobre o homem em chão rico, talvez para compensar tanta dificuldade a enfrentar e a vencer, da sofrida (não, porém, vencida) humanidade do Nordeste nascem os grandes criadores, os poetas, os romancistas, os músicos, os pintores. Nasce Aldemir Martins, mais do que nordeste, o próprio Nordeste".
Jorge Amado

Abraços,
Alessandra Galicio