Panetoneiras

07/01/2020

Um charme a mais, na hora de servir o tradicional Panetone. Essa é a hora de exibir o seu Porta Panetones!!!

Início de ano, e as lojas começam a liquidação dos panetones com descontos de até 50%. De todos os tipos e preços, fica irresistível passar pelas promoções sem adquirir a guloseima.

A receita clássica é uma só e é protegida por um decreto assinado em 2005 na Itália. Este determina as quantidades mínimas de cada ingrediente que devem ser usadas na confecção desse pão. Portanto qualquer variação destes ingredientes e suas quantidades, impede de ser vendido como um Tradicional Panetone.

O Panetone é uma receita criada na cidade de Milão, por um padeiro italiano chamado Toni. "Pani di Toni" - ou "o Pão de Toni".

Após trabalhar exaustivamente na véspera de Natal, Toni fazia, ao mesmo tempo, uma fornada de pães e uma massa de torta, a pedido de seu chefe. Por estar muito cansado, acabou colocando as frutas da torta na massa de pães e tentou consertar a falha acrescentando também frutas cristalizadas, manteiga e ovos na receita.

Ao levar a "torta de pão" para seu chefe, este foi surpreendido com essa criação de última hora. 

Como dizia o francês de origem russa, Marc Chagall, um dos pintores, ceramistas e gravuristas, mais importantes do Surrealismo: 

"Se eu crio no coração, quase tudo funciona: se na cabeça, quase nada." 

E assim o panetone foi um sucesso em toda a cidade. 

Com a Segunda Guerra Mundial, o panetone chega em nosso país, após a instalação das grandes colônias italianas.

Até a próxima!!!

Alessandra Galicio