Recuperando o seu arraiolo antigo
Sabe aquele tapete de arraiolos antigo, que você não usa mais, porque mais parece um gato angora de tanto passar a vassoura ?
Saiba como recuperá-lo;
1- Lave-o na mão, com uma escova de cerdas macia e sabão para roupas delicadas. Para não desbotar as cores é importante adicionar sal na água de ensaboar;
2- Após o enxague, deixe secar bem ao sol para evitar bolor;
3- Para tirar as bolinhas, utilize um aparelho de barbear com a lâmina gasta, de forma delicada sobre o arraiolo. Para um resultado melhor utilize uma tesoura para cortar a lã nos trechos mais peludos;
4- Caso tenha furos na tela, com outro pedaço de juta e uma linha de bordado da cor creme, costure o remendo por trás e depois refaça os pontos do arraiolo acompanhando o bordado original;
5- Nada como refazer a borda de rolete ou mesmo franja, para que ele fique com uma aparência de novo. Vale muito à pena.
5- Caso a cera esteja esfarelando, o ideal é refazê-la em local apropriado.
Abaixo meu tapete de 17 anos após restauração;

Precisei remendá-lo em vários trechos do meio, pois quando a minha filha era pequena, ela puxava os fios e fazia buraquinhos na juta.
Após a lavagem, passei o aparelho de barbear nele todo. Próximo a borda, onde estava mais peludo, fui cortando o excesso de lã com a tesoura.
O rolete da borda estava muito peludo e tinha trechos comido pelo cachorro, portanto desmanchei o original e refiz utilizando a fita crepe.
O resultado foi sensacional, ficou com a aparência de novo.
Espero ter ajudado.
Até!
Alessandra Galicio