Regras de como usar seus tapetes

10/01/2020

Já vimos em Posts anteriores, a versalidade deste acessório. Porém alguma regras devem ser seguidas para não errar na sua utilização.

Uma das maiores dúvidas na decoração com tapetes é a relação do seu tamanho com os cômodos e móveis.

Quando utilizado para demarcar um ambiente, o tapete deve ter de 15 a 20 cm a mais do tamanho da área que será limitada. Em espaços integrados como sala de estar e jantar, utiliza-se cada peça delimitando um ambiente. Para harmonizá-los, o ideal é que uma das peças tenha mais personalidade, enquanto a outra deve ser mais neutra.

O tapete deve entrar no máximo 10 cm debaixo dos sofás, exceto se o móvel estiver encostado na parede. Neste caso pode entrar um pouco mais.

No caso de poltronas, estas devem ficar inteiras sobre o tapete.

Ainda para sala de jantar, o tamanho do tapete deve ser calculado de forma, que ao manusear as cadeiras, estas não enrosquem na tapeçaria.

Ao utilizar sobreposições, ou carpete com tapete, a peça que vai por baixo deverá ser mais básica, com tons mais neutros ou fibra natural, ousando apenas no tapete que vai por cima.

Tapetes redondos devem ser utilizados com mobiliários pequenos e estes devem englobar todo o móvel. Em espaços pequenos, devem estar centralizados.

Para os amantes de tapetes peludos, estes devem ficar restritos à ambientes de pouca circulação, como quartos e salas de TV.

Além definir os ambientes, os tapetes melhoraram a acústica e sensação térmica da sua casa, dando mais aconchego e personalidade na decoração.

Até a próxima!!!

Alessandra Galicio