Tecer Tapetes Arraiolos é ArteTerapia

A concentração do bordado faz com que o artesão entre numa espécie de meditação em movimento, o que facilita a liberação dos conflitos internos, relaxando e apaziguando.
A Arteterapia
Arte é vida! Cada vez mais as pessoas procuram, em atividades artísticas, momentos de autoconhecimento, relaxamento, prazer e bem-estar.
Quando se trata das nossas emoções, às vezes não sabemos de qual forma podemos nos expressar e nos faltam palavras, recursos para preencher um espaço que muitas vezes nos parece vazio. É neste e em tantos outros momentos onde as formas de expressão em que estamos acostumados não nos bastam, que a busca por novas formas pode ser extremamente benéfica. Ora, se nos faltam palavras, por que não usar as cores? E por que não usar as formas?
Além disso, a arte apresenta benefícios não só emocionais, mas sociais, cognitivos e físicos. Por exemplo, pacientes com problemas motores são extremamente beneficiados pela arte terapia, pois ela promove não só exercícios que estimulam estes movimentos, mas ajudam o paciente a relaxar, se sentir mais motivado, feliz e consequentemente, promove resultados excelentes e a cura.
Sendo assim, a arte se torna um poderosíssimo mecanismo de cura, e auxilia vítimas de traumas, depressão, estresse ou distúrbios emocionais a entender melhor suas fraquezas e medos, e encará-los de forma positiva, desenvolvendo uma compreensão profunda de cada um deles.
Platão definia a arte como o esplendor do verdadeiro.
"A arte existe porque a vida não basta".
Frase do poeta maranhense Ferreira Gullar
"Eu creio que todas as artes tenham como um último objetivo a união entre o material e o espiritual, o humano e o Divino. Eu acredito ser essa a razão da existência da arte. Eu sinto como se fosse um instrumento."
Michael Jackson
"A arte tem como meta materializar a beleza invisível de todas as coisas, despertando a sensibilidade e aprofundando o senso de contemplação, promovendo o ser humano aos páramos da Espiritualidade. Graças à sua contribuição, o bruto se acalma, o primitivo se comove, o agressivo se apazigua, o enfermo se renova, o infeliz se redescobre, e todos os outros indivíduos ascendem na direção dos Grandes Cimos."

Peça de Paula Galicio
Sou prova viva dos benefícios da arte.
Com as mãos aprendi a tecer o arraiolos para recuperar um braço cujo movimento me faltava. Fui agraciada com a pintura, e a partir daí a cerâmica me foi apresentada.
Hoje a arte é a sustentação para o meu equilíbrio.
Alessandra Galicio